lunes, 7 de julio de 2014

E esta hein?!

Ontem eu comentava que achava estranho que no Panamá as lojas dos centros comerciais fechassem às 7h da tarde ao Domingo, e nos dias da semana às 8h. E um amigo francês respondeu-me que eu tinha de entender que nem todos os povos eram como os portugueses, que adoram trabalhar, mesmo sem condições.
 
Fiquei a pensar nisto. A ideia que ele tem dos portugueses são os emigrantes que foram para França e se sujeitavam a tudo. Trabalhavam sem se queixar, com a maior dedicação. Esses que vemos no filme "A Gaiola Dourada".
 
Não tive a oportunidade de responder que não é bem assim. Acho que apesar de ele ter a ideia que os portugueses gostam de ser escravos, é no bom sentido; por isso, deixei ficar assim. Mas fiquei a pensar no assunto.
 
Hoje, como todos os dias, vi estes colombianos a trabalhar. Por volta das 7h30 da manhã vão buscar o carrinho a um armazém, empurram-no durante 40 minutos, passam o dia todo a servir salsichas (debaixo do calor e da chuva) e voltam às 17h30 para ir deixar outra vez o carrinho no mesmo lugar, fazendo novamente um caminho de 40 minutos. Todos os dias os vejo passar com o seu carrinho, no meio do trânsito, subindo, descendo, desviando-se de buracos, etc. Vão sempre alegres, a contar piadas e a rir-se.
 
Talvez um dia eu também diga que os colombianos são assim: gostam de trabalhar como escravos e ainda por cima, estão sempre alegres. ;)

No hay comentarios:

Publicar un comentario