jueves, 10 de abril de 2014

Medidas impressionantes

Continuando no âmbito da actualidade, não podia deixar de referir o momento crítico que se vive no Panamá. Diz que há uma crise energética no país. Nunca mais começa a época das chuvas e, devido aos baixos níveis de água, o país corre o risco de não conseguir produzir energia elétrica suficiente para o nível de procura actual.

Esta é uma realidade há bastante tempo. Aliás, é uma crise ciclica. Curiosamente todos os anos acontece isto. Simples curiosidade...

A primeira medida tomada para poupar energia foi: os serviços públicos fecham mais cedo; depois das 15h30 já não há nada para ninguém. Fico fascinada com este esforço para poupar energia, só nao sei se é para poupar energia elétrica ou energia do funcionário público panameño; fica a questão.

Mas como isto não foi suficiente, para tentar evitar uma situação de verdadeira crise, em que não haverá energia elétrica, o governo anunciou algumas medidas, que deviam ser implementados por todos os estabelecimentos privados e públicos: só ligar o ar condicionado uma hora depois de chegar ao escritório e desligar uma hora antes de sair, temperatura minima dos ar-condicionados de 24 ºC e desligar os letreiros luminosos das 22h00 às 6h00.

Parece que estas medidas também não tiveram os efeitos esperados e eis que ontem o governo anunciou novas medidas. Desta vez obrigatórias: se não forem cumpridas, as empresas serão multadas.

Apresento-vos uma das novas medidas: "Não se pode ligar os ar-condicionados das 11h às 15h"

Quando é que faz mais calor? Das 11h às 15h.
E quando é que não se pode ligar o ar condicionado? Pois, das 11h às 15h.
E às 2h da manhã, quando os panameños ligam o ar condicionado a 17 ºC para dormir com roupa e edredons, já se pode? Sim.
E quando chegam ao escritório às 8h da manhã? Sim pode.

Eu sei que pareço o Marcelo Rebelo de Sousa, mas a verdade é que não entendo.
Eu acho que eles queriam fazer uma medida que era "Só se pode ligar o ar condicionado das 11h às 15h", mas alguém se enganou e escreveu ao contrário. Eu quero acreditar que seja isso, porque não vejo outra explicação para esta medida.

Pensam que vão poupar muita energia desligando o ar durante 4 horas, quando as pessoas têm o ar ligado as outras 20? E porquê torturar mesmo na hora de pico de calor? Se calhar é para nos castigarem por não termos poupado energia antes. Só pode ser isso: é um castigo!

Bem, desde este bafo em que me encontro, só vos posso dizer que era bom que chegasse aqui alguma chuva de Portugal, porque prevejo que vou passar algum tempo sem electricidade muito brevemente, diria mesmo que será depois da Páscoa (parece que o Governo já avisou)...


No hay comentarios:

Publicar un comentario