lunes, 26 de mayo de 2014

Proposta eleitoral: sesta

Já passaram 4 meses desde que cheguei ao Panamá! Agora já acho quase tudo normal. Continuo a achar estranho que as senhoras andem com os rolos de fazer permanente no meio da rua (sim é verdade!), continuo a não entender como funcionam as "não-regras" de trânsito, continuo a irritar-me com os piropos. Mas já acho normal que tudo seja feito com mais calma e tranquilidade, já me sinto completamente preparada para uma boa negociação de preços de táxis, já sei as marcas que gosto de comprar no supermercado...

Claro que é sempre uma descoberta, nada funciona da mesma maneira e a paciência tarda a instalar-se em mim, mas agora até já me sentia preparada para dar dicas a quem chegasse ao Panamá por primeira vez.

O que também é verdade é que este Panamá de agora, não é o mesmo que conheci quando cheguei. Quando cheguei havia um sol fortíssimo a toda a hora, um calor daqueles e eu suaaaava. Agora chegou o inverno. Também há sol fortíssimo, mas não a toda a hora, um calor daqueles e continuo a suuuuar.

A diferença é que agora há CHUUUVA. Sim é uma chuva como deve ser. A chuva forte em Portugal, aqui é chuva molha-parvos. Aqui é que é chover. E trovoadas?! As famosas tempestades tropicais...

O que é curioso é que chove quase sempre à mesma hora: entre as 12h30 e as 14h30. Normalmente saio de casa com um sol fortíssimo. Aí às 11h30 o céu começa a ficar mais escuro e à horinha de almoço, aí está ela, a chuva impõe-se e já não há nada a fazer. Depois de almoçar, vai-se embora...

Os panameños é que têm a desculpa perfeita para fazer a sesta. Os espanhóis são uns meninos em fazer a sesta. Aqui é que devia ser: está um calor que não se aguenta, a hora de almoço já se sabe que dá aquela moleza, ver a chuva lá fora também dá aquela sensação de sofá com chazinho...é a combinação perfeita! Não sei como ainda não houve nenhum presidente que implementasse esta medida. Com tantas medidas estranhas que fazem, esta não ia ser tão descabida...

2 comentarios:

  1. Ola Filipa poderia enviar seus email para contato?

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Olá Vanne. Obrigada pelo seu contacto e elogio ao blog. O meu email é: filipa.cfcp@gmail.com.

      Eliminar