lunes, 5 de mayo de 2014

Se siente, se siente, Varela presidente

Ontem realizaram-se as tão ansiadas eleições no Panamá. Depois de tantos meses de uma campanha eleitoral intensa, chegou o grande dia e os panameños escolheram os seus representantes para os próximos 5 anos. As eleições começaram às 7h e às 16h encerraram as urnas. Todo o processo decorreu dentro da normalidade (claro que houve algumas denúncias, mas nada de grave) e às 7h30 foi anunciado o novo presidente do Panamá - Juan Carlos Varela.

De todas as sondagens, que tinham sido feitas, este nunca tinha sido indicado como favorito. Pensava-se que ganharia o candidato que representava o partido do atual presidente. Havia até um movimento de cidadãos influentes, que aconselhavam a que as pessoas votassem por Juan Carlos Navarro, que seria um voto útil para combater "juntos" que ganhasse o primeiro. E afinal ganhou Varela, que era o atual vice-presidente e que estava chateado com o presidente - zangaram-se as "comadres" há uns tempos.

Houve muitas coisas que me surpreenderam durante o dia de eleições. As três principais:
  1. À porta das escolas, onde se vai votar, estão representantes dos vários partidos continuando a campanha eleitoral, até ao último segundo - para ajudar aos indecisos, claro!
  2. Os representantes dos partidos políticos visitam as escolas, tentando visitar o maior número possível e em diferentes localidades, como uma última tentativa de conseguir mais uns votos.
  3. Quando se sabe o resultado, o presidente do Tribunal Eleitoral, telefona ao novo presidente para informá-lo. A chamada ouve-se em direto na televisão. Começa a chamada e Varela atende e faz de conta que não sabe do que se trata. Esta encenação e o teatro dão ainda maior espetacularidade ao momento fulcral do dia.
Ao pé da minha casa está uma das escolas onde era possível votar. Tirei algumas fotografias e filmei o momento em que Varela veio visitar a escola, como parte do seu percurso. O barulho era ensurdecer e vivo no 15º piso. Não consigo colocar o vídeo, mas ficam as imagens do antes e depois.



No hay comentarios:

Publicar un comentario