miércoles, 25 de junio de 2014

Em cada janela uma bandeira

Estar fora também é sentir que não pertencemos ao país que nos acolhe. Estranhamente aqui sinto-me muito mais portuguesa que em Portugal. Talvez porque sempre que me apresento, tenho de dizer de onde sou. "De onde sou" só esta expressão diz tudo; não sou daqui e isso é sempre muito evidente.

Normalmente aceito isso como um facto e tenho muito orgulho em dizer que sou portuguesa. Não sei porque tenho este orgulho. Sempre que me perguntam sobre Portugal, fico sem muitas palavras. Temos o Cristiano Ronaldo e praias bonitas; tento resumir a isto. Mas não é só isto, é tanta tanta coisa, tanta coisa de que tenho saudades, como a luz de Lisboa ou uma boa sardinhada…

Mas depois perguntam-me se a situação económica de Portugal é igual à Espanhola; perguntam-me qual é a indústria em que somos fortes e que nos caracteriza; perguntam-me qual o salário mínimo em Portugal… e isso faz-me lembrar porque estou aqui. Será que devia estar orgulhosa de um país que não oferece um futuro aos seus filhos?!

Mas isto do patriotismo não se explica bem racionalmente, nem vale a pena procurar muitas explicações. Só sei que quando toca o hino nacional antes de um jogo, quando vejo alguém com uma camisola ou uma bandeira de Portugal, sinto-me um bocadinho em casa e encho a boca para dizer “esse é o meu país”. Hoje de manhã, na minha caminhada para o trabalho, vi esta bandeirinha numa varanda e não resisti a tirar uma fotografia - é pequenina mas marca presença, como os portugueses.


E amanhã aqui estarei a apoiar Portugal às 11h da manhã. Força coxos! ;)

No hay comentarios:

Publicar un comentario