viernes, 14 de marzo de 2014

Ele há coisas... - Parte II

São tantas surpresas diárias, tanta informação que tenho para partilhar. Sem dúvida é isto que estou a gostar mais desta experiência no Panamá: o pôr-me à prova todos os dias! É que até as coisas mais básicas, que damos por garantidas, aqui podem ser diferentes. O momento de confrontação com a nova realidade, a adaptação e algumas vezes também a resignação à mesma, tornam a vida muito mais interessante. Um dia que podia ser banal, de ir e vir do trabalho e pouco mais, torna-se sempre uma descoberta.

E os "ele há coisas..." são a prova de que este país é muito diferente, em dimensões distintas. Aqui vos deixo mais uma compilação de algumas das surpresas com que me tenho confrontado no que respeita ao tema autocarros e horários de funcionamento de estabelecimentos.

Toda a experiência de andar de autocarro dá um único post, que hei-de escrever brevemente - e vai ser dos divertidos, prometo! Por agora vou falar apenas de um dos aspectos técnicos - o nome das paragens.

No Panamá não há nomes nas ruas, não há grande organização nesse aspeto e, portanto, quando queremos explicar onde fica alguma coisa, começamos por dizer que fica perto de tal sitio e assim vamos tentando dar as indicações. Os nomes das paragens de autocarro são a prova perfeita desta cultura.

Não há nomes nas paragens. Quando vamos dentro do autocarro (em alguns!) já se ouve o nome da paragem. Normalmente os nomes são de coisas que ficam perto da paragem. O nome da loja, restaurante, hospital...o que ficar mais perto. Há que conhecer muito bem a cidade. Eu entro na paragem da Casa de Baterias e saio nos Depósitos do Panamá - nomes de lojas, portanto.

E depois há o fenómeno de um sitio que já foi outro sitio. Exemplo:paragem "Antigua pepsi". Isto torna tudo ainda mais difícil, porque se a pessoa vive aqui há muito tempo, até pode saber onde é o "antigo tal", agora eu? Mas eles fazem muito isto. Há um sitio que é conhecido como "o sitio onde caiu o helicópetro". Bem, se pensarmos bem, em Nova Iorque também há o sitio onde caíram as torres gémeas; enfim, realidades diferentes, acontecimentos diferentes.

E ainda relacionado com o nome das paragens: no mesmo sitio, mas no outro sentido da rua, as paragens mudam de nome. Guess why? As lojas são diferentes de cada lado, logo exigem nomes diferentes. Portanto, quando passo de manhã num sitio chama-se de uma maneira, à tarde como venho no sentido inverso, passo no mesmo sitio, mas já tem outro nome. Super fácil este sistema de criar nomes para as paragens, não é?!

Segundo tema, os horários dos estabelecimentos comerciais.

A cidade acorda muito cedo e a maioria das lojas abre entre as 7.00 am e as 7.30 am. E fecham às 7.00 pm. Até aqui tudo bem. O que me faz confusão é uma incoerência que existe no que diz respeito a estes dois espaços: supermercados e centros comerciais. Já estou como o outro, e ninguém faz nada?!

A incoerência consiste no seguinte: há muitos supermercados e também alguns restaurantes que estão abertos 24/7, mas os centros comerciais fecham as lojas às 8 pm. Isto faz sentido?! Ora a pessoa pode querer comprar uma saladinha às 3 am e não pode querer comprar um chapéu? Isto é uma descriminação ao tipo de consumo a que a pessoa se dedica, e não pode continuar lol

Agora fora de brincadeiras, não acho que os centros comerciais tivessem que ficar abertos 24/7 (também não era preciso tantos supermercados abertos 24/7!), mas até às 22h não fazia mal nenhum. As pessoas saem do trabalho, precisam de comprar qualquer coisa e têm que correr. Enfim, "ele há coisas", que não se percebem...

Surpreendidos com estes "ele há coisas...". Ainda há tantos mais que tenho de vos contar! Bom fim-de-semana! :)

No hay comentarios:

Publicar un comentario