lunes, 10 de marzo de 2014

Lição 1 - Procurar casa na Cidade do Panamá

Preparados?! Conforme tinha prometido, vou contar-vos a odisseia que é encontrar um quarto ou um apartamento na Cidade do Panamá.

Para começar a procurar, a primeira questão é: onde? Há sites com listagens de apartamentos, há agências imobiliárias, anúncios em jornais, o boca-a-boca. O normal. Eu utilizei muito o site encuentra.24. Para além de ter muitos anúncios, também nos dá a possibilidade de fazer filtros para selecionar o tipo de casas que queremos ver.

Há que saber o que procurar. A zona é muito importante. Há zonas centrais, perigosas, chiques, etc...como em todos os lados. A diferença é que aqui a localização tem ainda mais importância se pensarmos que para nos deslocarmos a qualquer lado demoramos sempre muito tempo. Nos anúncios é normal ver como um atributo positivo: "está perto do trânsito". Aqui isto significa ter bons acessos, porque realmente o trânsito existe sempre.

Depois depende se estamos a procurar um quarto ou um apartamento. Habitación, cuarto, recamara é sempre um quarto, não há qualquer diferença de significado. Pode estar amueblado/amoblado, que significa que tem móveis. Se tem línea blanca é porque tem electrodomésticos. Normalmente as casas têm fogão e frigorifico. O que é importante investigar é: se têm máquina de lavar e secar roupa (de loiça nunca têm, mas de secar é muito comum); se têm ar condicionado; se têm esquentador (se não diz que tem dispensador de agua caliente, de certeza que não há água quente no apartamento, não foi um esquecimento na descrição!).

Outras informações importantes:

1. A maioria das casas não têm água quente: muitos nem percebem porque queremos isso. Tantas vezes que perguntei se havia água quente, diziam que não e abriam a torneira para eu ver que a água não é fria. Não é fria, é verdade!... mas também não é quente! ;)

2. Ter ar condicionado ou uma ventoinha é muito importante, porque o mais fresquinho que se sente por aqui são 25 ºC à noite. Também é comum estar como um atributo positivo nos anúncios: ter vento. Aqui ter vento é quase uma bênção, porque se pode deixar as janelas abertas e vai circulando algum ar - mas é algo bastante raro! Usar ar condicionado é muito muito caro; a eletricidade é muito cara - se vivermos numa zona ventosa, para além de ser mais "gostoso" sentir vento, podemos poupar. Mas atenção: abrir as janelas quando não se está em casa; o barulho é tanto, que é incómodo estar com as janelas abertas.

3. O andar do prédio também é algo a considerar. Quanto mais alto melhor, por duas razões: há mais vento e há menos barulho. Como já tinha referido aqui o barulho é impressionante. Eu vivo num 10º andar, que equivale a um 15º e mesmo assim ouve-se muito barulho do trânsito na rua; nem quero imaginar para os vizinhos que estão mesmo em baixo, "pobrecitos".

4. De uma forma geral, o alojamento é caro. Um quarto entre 400 a 500 dólares deve ter as condições que os europeus consideramos aceitáveis. Há quartos a 150 e outros a 700 - há para todos os gostos! Independentemente das exigências de cada um, há sempre que ver os acabamentos da casa e o nível de limpeza. Eu nunca tinha reparado nos acabamentos de uma casa; aqui reparei, porque não existem! A construção é má, mesmo no condomínios considerados bons. Estes aspetos são importantes, porque por proteção dos bichos e higiene, de uma forma geral.

Uma última informação por hoje: quase todos os apartamentos têm quarto de empregada. Alguns eu não chamaria quarto, mas corredor...de qualquer forma, se há um anúncio que diz que é um quarto pequeno com casa-de-banho individual, significa que é o quarto da empregada. Costuma ser mais barato, que os quartos normais. Alguns são bastantes aceitáveis, embora só caiba a cama praticamente. Mesmo que haja água quente no apartamento, no quarto de empregada nunca há. Esta pode ser uma opção para quem não queira gastar tanto e não esteja muito tempo em casa.

Enfim, é a informação "técnica" básica que eu diria essencial para conseguir começar o processo de procura de casa. Mas há muito mais que é preciso saber...fiquem à espera para saber o quê nas cenas dos próximos "capítulos" ;)

1 comentario:

  1. Ola felipa tudo bem? Penso em me mudar para o Panama gostei muito do País podeme me dizer algo sobre segurança? Sou Brasileira. Bj seu blog e otimo.

    ResponderEliminar