martes, 25 de marzo de 2014

Mais uma moedinha, mais uma voltinha

Voltando ao tema da politica, hoje vi 50 pessoas muito contentes, a saírem do McDonald's com a sua bolsinha de comida e as bandeiras, t-shirts, flyers, etc de um dos partidos. Basicamente, pagam-lhes com comida (e do sitio mais saudável que existe) para irem fazer propaganda deste partido. Ético ou não, fica a questão...

No Panamá é normal oferecer várias coisas à população durante a campanha eleitoral. Desde carros, bolsas de estudo para os filhos até à universidade, dinheiro, comida, por aí... Consta que um dos candidatos, chegou com notas de dólar a um terminal de autocarros e começou a distribuir às pessoas que passavam; para verem o cúmulo! No outro dia o debate na televisão era se estas "prendas" podem realmente influenciar a decisão de voto das pessoas. Não?! Essa agora... A senhora, que lhe tinham oferecido a bolsa de estudo para o filho, dizia que até o filho entrar na universidade ia votar neste partido - investimento a longo prazo!

E assim andam a fazer a campanha eleitoral, que mais parece uma novela mexicana. Há um que é o representante do partido do atual presidente, que dizem que é apenas uma marioneta nas mãos dele e que quando ganhe as eleições, basta que adoeça, para que a fique a vice-presidente a governar, que, por coincidência, é a mulher do atual presidente. O outro, que está a concorrer, é o antigo vice-presidente, que um dia se chateou com o presidente e agora nem se falam. Esteve até agora no governo, porque o presidente não o podia despedir, mas não fazia nada, porque estavam chateados. E, por fim, há um terceiro, que parece mais normal, mas como não tem uma história interessante, tem de lutar mais para conseguir votos.

Lutam muito, até porque podem usar todas as armas. Anúncios televisivos, anúncios na internet e até no facebook... já para não falar dos milhares de cartazes que continuam a florescer. Na televisão é impressionante as vezes que aparece cada um dos anúncios e a duração de cada um. Nos anúncios, alguns fazem propostas e dizem como eles são os melhores, mas muitas vezes aproveitam também para falar mal dos outros.

Hoje um dos anúncios que vi era: um dos partidos dizia que o terceiro candidato (que não tinha história até aqui!) era amigo do Maduro - o da Venezuela - e isso era um escândalo, porque se ele ganhava, era quase como se fosse o Maduro a ganhar e o Panamá ia ficar numa situação semelhante à Venezuela. Uma história incrível, que conseguiram montar, com fotos dos dois juntos em algum momento das suas vidas; uma novela...

Assim se vai fazendo a politica por aqui e ainda falta tanto para o dia das eleições, que é 4 de Maio, que até lá, de certeza vão acontecer muito mais histórias divertidas (ou então não!).

No hay comentarios:

Publicar un comentario