jueves, 6 de marzo de 2014

Mini-férias - Pura Vida na Costa Rica

O Panamá pára para "carnavalear". Tudo fecha e ninguém trabalha desde sábado até quarta-feira. A festa é dura. É tomar (beber álcool) de manhã à noite.

Bem, o plano era atrativo...mas decidi aproveitar estes dias para ir descansar e conhecer um novo país - Costa Rica. E que país! Lindo, mas lindo! Cheio de parques nacionais, praias lindas e pessoas encantadoras. Não sei se é de estar já habituada à "simpatia panameña", mas o certo é que ficava admirada com a amabilidade e disponibilidade dos Ticos (pessoas da Costa Rica) para ajudar em tudo, dar informação...mesmo queridos!

Foi uma viagem curtinha, mas deu para ir à montanha (Volcão Poas), à praia (Jacó e Herradura) e à cidade (San José). Ficam aqui algumas das imagens desta viagem, inesquecível!


Atravessei a fronteira a pé e sozinha (ou melhor, acompanhada por um senhor que me queria ajudar a explicar tudo sobre a ciência de atravessar a fronteira...mas não se calava de tão entusiasmado que estava na sua explicação...uma característica que encontrei em todo os ticos!)
 

Subi ao Vulcão e vi a cratera. O vulcão tinha entrado, e continuava em erupção, há uma semana. Mas agora já só sai vapor de água...de qualquer forma, emocionante na mesma! Um tico explicou-nos que normalmente a água na cratera é de cor rosa ou turquesa, porque está fria (40ºC), mas agora como estava em erupção ficava branca porque estava muito quente (mais de 100ºC). Há muitos vulcões na Costa Rica...

Olha nós tão contentes de chegarmos ao vulcão! As minhas companheiras de viagem, super queridas, que me convidaram à última hora e fomos sem planos...só tínhamos um - relaxar e aproveitar a vida!


A lagoa ao pé do vulcão. E agora como ir embora?! Mais uma boleia das tantas que nos deram neste dia. Ao ver-nos sós e "perdidas", ofereciam-se para nos levar. Nem sempre à borla, mas a um valor simbólico; de qualquer forma sempre uns amores.


Ao pé do vulcão havia cascatas, mas pagava-se para ir ver. O senhor que nos transportava, ao ver-nos tristes por não podermos pagar $38 para ver cascatas (que roubo!), levou-nos secretamente a uma cascata bem grande, onde não nos pediam dinheiro. E, no fim, ainda nos levou ao resort das cascatas para pedir o CD com o filme, que dão no final da visita aos turistas - a fingir que tínhamos ido! Pobre ficou feliz, um dia em casa pode ver cascatas à borla. Tão amoroso o senhor!

 
Na terça fui à praia. Uma praia linda e paradisíaca, só para mim! Herradura, um espetáculo mesmo. A areia é preta, mas fininha e a água tão quente que nem dá para refrescar...
A minha primeira vez no Oceano Pacifico!
 

Só eu e os pescadores, que chegavam com sacos enormes de camarão...
 






E à tarde fui a outra praia. A praia dos surfistas. Fiz quatro amigos. Estes pequeninos que estavam sozinhos na praia a brincar e ao ver-me sozinha convidaram-me. Mandámos pedras à água, rebolámos na areia a fazer de croquetes, jogámos futebol - tão divertido! O mais pequenino não devia ter ainda 2 anos e o mais velho tinha 7 e era o responsável pelos irmãos. Estavam assim: sozinhos e livres, e tão felizes!


E foi a primeira vez que vi um pica-pau verdadeiro. Não dá para ver na foto, pois não?! Mas ele estava lá e fazia mesmo barulho...



 
E estas são algumas das imagens de San José, a capital. Uma cidade muito pequenina, mas catita. O comércio de rua está em todo o lado...nunca tinha visto uma cidade com tantas lojinhas - impressionante!
 
Aqui está um cheirinho da Costa Rica, que foi também o que eu pude ter, nestas super e miniférias de Carnaval :)


No hay comentarios:

Publicar un comentario