miércoles, 12 de marzo de 2014

Já fui ao ginásio!

Hoje foi o meu primeiro dia de ginásio - que alegria! Depois de finalmente ter uma casa e começar a estabilizar, posso começar a criar as rotinas, que afinal nos fazem falta e sabem tão bem.

O ginásio que ando é o holmes place cá do sitio. Não é qualquer panameño que pode pagar a mensalidade e, além disso, a localização dos vários clubes é sempre em zonas centrais e bem frequentadas. Mas calma, também não é nenhum um luxo - definitivamente não é um holmes place ;)

Mas o que vou contar é esta minha primeira experiência no ginásio.

No horário está todos os dias das 6.00 pm às 7.00 pm aula de "Baile". Bem, eu perguntei na receção que baile era, ou seja, que estilo de dança ensinavam e se mudava consoante os dias. Não sabiam dizer, mas por fim disseram que dependia do que os alunos queriam fazer nesse dia. Achei estranho, mas como aqui acho tudo estranho, aceitei a explicação.

Fui então à aula de baile. Primeira surpresa: era um professor. Numa cultura tão machista, nunca pensei que fosse um homem, mas percebi rapidamente que ele mexia as ancas melhor que qualquer mulher e, portanto, tudo explicado. A aula estava cheia, deviam ser umas 50 pessoas, mas só havia mais um homem, que era estrangeiro, por sinal. Assim que começou a música, sim apareceram homens - eram os que antes estavam na musculação e fizeram uma pausa para ir ver o "bife". Ficaram de fora da sala, junto aos vidros, pelo menos durante duas músicas. Nunca me senti tanto num talho - nem mesmo quando trabalhei lá ;)

O professor chegou, pôs a música super alta e começou a mexer-se, e todas imitavam. Bem, eu também...embora ele mudasse de movimento tão depressa, que eu parecia mais que estava numa máquina de lavar roupa, do que numa aula de dança. Pensei, isto deve ser o aquecimento...

Mais uma música,igual; e outra, igual; e outra e outra e outra e foi assim até ao fim. Ou seja, o professor não ensina nada, porque na verdade não dançamos nenhum estilo de dança. A descrição no horário está bem - é só: baile! É como ir à discoteca, em que um dos amigos vai sugerindo alguns movimentos e os outros imitam. Sem mais ciência que isto! E os movimentos são mesmo esses básicos que todos sabemos, talvez com a adição de mais alguns movimentos de aeróbica, mas não mais que isso. Enfim: professores de dança desempregados, o Panamá precisa de vocês!

Mas o que eu me diverti nesta aula; ri do principio ao fim; é que nem consigo descrever. Primeiro porque era ver as dondocas a mexer o bumbum e a rebolar até ao chão como umas malucas, segundo porque eu não conseguia acompanhar o ritmo alucinante destas músicas latinas (que aqui toda a gente sabe de cor e eu nunca ouvi na vida!) e parecia uma barata tonta a tentar acompanhar e terceiro, porque havia uma chinesa.

Espero que ninguém se ofenda com este comentário, mas a verdade é que eu nunca tinha visto uma chinesa a dançar. Agora que penso nisto, há muitas coisas da nossa vida quotidiana nas quais os chineses não participam; vivem muito fechados na sua comunidade. E ver uma chinesa a dançar assim - a mexer a anca, sacudir o peito e o bumbum - era super estranho e divertido. Ás tantas já me ria de vê-la e de pensar como era estúpido eu ter vontade de me rir simplesmente por ver uma chinesa a dançar assim. Sabem quando queremos controlar o riso porque sabemos que não faz sentido, mas não conseguimos - foi isso!

Se amanhã me doerem os abdominais não vai ser do exercício de certeza, mas sim do quanto me ri nesta aula, porque foi a maneira que encontrei de reagir a todo um conjunto de situações para o qual não estava preparada. Até o simples facto de ir ao ginásio é um "ele há coisas...".

No hay comentarios:

Publicar un comentario