jueves, 20 de febrero de 2014

Chiva, que no pare la fiesta!

O sistema de autocarros implementado é muito recente e por isso, muita vezes, não funciona na perfeição. Até há bem pouco tempo o que existia eram os Diablos Rojos. Eram uns autocarros muito improvisados.

Os autocarros escolares americanos, que já não funcionavam, eram aqui utilizados como o meio de transporte público. Eram pintados e "quitados" e aí andavam eles. No que respeita a mecânica não percebo nada, mas arrisco a dizer que não havia grandes alterações; enquanto andasse todos estavam contentes.

Hoje em dia ainda se vê alguns a circular pela cidade, que complementam o serviço de autocarros moderno. Quando passam deixam um rasto de fumo e barulho. É difícil não nos apercebermos que um acaba de passar ou está a chegar.

Mas estes autocarros são também utilizados para outro fim: festa! As famosas Chivas, festas tipicamente panameñas. E ontem foi a minha primeira Chiva :)

Os autocarros são adaptados para mini discotecas. São pintados, têm sistema de som (bastante potente!), um bar e estão prontos para a festa. Um grupo de pessoas aluga a Chiva e vai passear pela cidade nesta discoteca ambulante.

Há sítios onde se agarrar, porque com este trânsito doido, pode haver bastante "turbulência". O DJ vai animando a festa, enquanto no bar se servem bebidas para todos os gostos. Dependendo da forma como é negociada a Chiva, pode incluir bebidas, comida, um passeio mais longo ou mais curto...enfim, pode ser diferente, mas há algo que é sempre igual: uma grande festa!

As pessoas dançam e convivem (embora não consigam falar devido ao elevado som!) e passam um excelente inicio de noite para descontrair.

Aqui ficam algumas fotos de ontem (tiradas pela Fátima, que sendo leitora do blog, se ofereceu para fazer a cobertura fotográfica. Muito obrigada!).




 
E está tudo pensado! Nas janelas e no bar existem os buraquinhos para pôr os copos, para que se possa poisar e nada se entorne. Uma organização de elevada categoria! ;)

No hay comentarios:

Publicar un comentario