viernes, 21 de febrero de 2014

Vota em mim!


Em Maio há eleições no Panamá. É algo que é impossível não reparar, mesmo que não se possa votar no país. Há cartazes por todo o lado. Cartazes, bandeiras, carros enfeitados, entrega de flyers...tudo o que possam imaginar.

Quando cheguei, em Janeiro, já havia muitos cartazes, mas parece que todos os dias há mais. Acho que em Maio até as estradas vão estar forradas com caras de políticos. Cada poste tem 3 cartazes, em média, e todos os postes têm.

Na maioria, são bastante rudimentares: fotografia do candidato, nome do candidato e nome do partido. Não há slogans, nem mensagens elaboradas - parece que não são dados a promessas, será?

Ficam aqui alguns exemplos desta campanha renhida.


Os típicos postes. Cartazes e bandeirinha a acompanhar. No poste da direita estão 4 cartazes e 1 bandeira. Conseguem ver? Pois... será que esta "decoração" das ruas é eficaz para passar a mensagem política pretendida? Fica a questão.
Eu acho que a preocupação deles é mais esta: "eu tenho mais cartazes, toma toma toma".


Este senhor, coitado, foi o último a pôr os cartazes aqui na rua. Estão todos assim na base do poste. Ele devia ser o que tinha menos budget e além de ter os cartazes mais pequenos, foi o último a sair da gráfica. Eu votava neste só por pena de ser o pobre renegado, que só lhe resta este pedacito de poste...


E há os mais fashion. O cartaz já está num mupi e não num poste. Já se nota que há um certo design, uma mensagem subtil ao colocar uma criança. Escrever como se fala, para mostrar proximidade ao povo. Muita pinta!


E o meu preferido! Olhem-me o estilaço do Tio Gabriel!! 
O bigodinho, o seu fio ao pescoço - um tio! Além disso é honesto. Ele não promete nada, só diz "¡Quiero tu voto!". É o que todos querem; palavras para quê?

Há muito mais para falar sobre esta campanha eleitoral - é só pérolas - mas fica para a próxima. Espero que tenham um bom fim-de-semana...e já sabem, votem no Tio Gabriel! :)


No hay comentarios:

Publicar un comentario