viernes, 7 de febrero de 2014

Sorriso e Vontade :)

Depois de tudo o que tenho escrito, sempre a dizer o quão lindo é o Panamá, hoje decidi partilhar uma informação super importante e que, com certeza, vos vai surpreender.

Primeiro, vamos fazer um exercício: pensa na imagem/estereótipo que tens da América do Sul; como são as pessoas, como é o ambiente na cidade, etc. Pensa durante um bocadinho sobre isto...

Agora vou explicar um dos aspetos que não correspondeu de todo ao meu estereótipo, e vamos ver que te parece.

O tema é: simpatia. A minha ideia sobre a América do Sul é: pessoas muito disponíveis, sempre com um sorriso nos lábios, sempre prontas a ajudar, comunicativas, etc. Corresponde ao teu?

Se pensas encontrar isto no Panamá, vais surpreender-te. Em primeiro lugar, porque as pessoas não são disponíveis, nem se preocupam como estás. Ou seja, se alguém te visse assim com um ar perdido na rua, provavelmente não te abordariam para te ajudar.

O sorriso. Já vi muitos panameños a sorrir e penso que até podem ser alegres nos seus grupos de amigos e nas festas, mas no dia-a-dia, não. Vou a um restaurante, supermercado, lavandaria, loja...seja onde for, nunca sorriem. Não sei se pensam que para parecerem mais profissionais têm de ter um ar sério ou se realmente não querem sorrir. Acho que é mais a segunda, mas gosto de pensar que há uma possibilidade que seja a primeira!

Resumidamente, não são simpáticos. Chegamos, dizem "Buenas", mas nem olham para nós, não sorriem e só falam o essencial. Sabem aquela cara "toda a gente me deve e ninguém me paga", é a cara que vão encontrar quase sempre (para não dizer sempre!).

E a vontade? Uiui minha gente. O que me enerva estar no restaurante e estar constantemente a ter de tomar a iniciativa de chamar o empregado e esperar infinitamente.
Chego e tenho de avisar que cheguei, para que me venham atender; peço a comida e espeeeeero (se há vários pratos, ou se há sobremesa...põe espera nisso!) e depois ainda tenho de chamar para que me tragam a conta e esperaaar. E o pior: esperar pelo troco! As outras esperas eu até posso tolerar, mas o troco?! É assim tão complicado? 15 minutos, a sério?!

E o melhor de tudo - a "propina sugerida". Sim, na conta vem sempre sugerido que se pague 10% de gorjeta...sabem aquela sugestão bastante sugestiva?! Depois de isto tudo, ainda querem gorjeta! Mas é como uma obrigação - ninguém agradece por darmos gorjeta. Sorriso então, pois, esquece lá isso.

Enfim, acho que já desabafei bastante sobre a simpatia.

Queria só deixar uma última nota...é que venho da lavandaria...e "mamy, todavia no está listo, es que no conseguimos hacerlo",e  põem aquela cara (aquela que falei em cima!). Sim, chamam "mamy" para tudo. E eu pus a roupa na lavandaria na quarta, disseram que estava pronta quarta, e é sexta e não está e nem dão uma desculpa, simplesmente não está! É aquela vontade...

Resumidamente, hoje quis desabafar, porque nem tudo é bom no Panamá ;)

Esta foi uma visão muito genérica da realidade; como em todo o lado, há pessoas sempre diferentes...e depois há a média e eu falei sobre a média.

Bom fim-de-semana! :)

No hay comentarios:

Publicar un comentario