martes, 11 de febrero de 2014

Frango Panameño

Hoje estive a falar sobre comida com uma panameña, que já esteve em Portugal, e percebi que este tinha de ser o tema do blog.

Perguntei-lhe se tinha gostado da comida portuguesa e fez assim uma cara de não, mas disse mais ou menos, para não ser mal educada. Acabou por dizer que tinha sentido muita falta de comer frango. E aí fez-se o click: frango!

Arriscar-me-ia a dizer que os panameños comem frango todos os dias. Há frango em tudo; até no McDonald's há uns 5 menus de frango. Há uma cadeia de restaurantes que se chama "Pio Pio" - acho este nome bastante sádico para um restaurante, lol - onde só há frango. E também há o YapYap e o KFC, só frango!

E nos restaurantes de comida panameña quase todos os pratos têm frango. Os dois pratos mais conhecidos são: Sancocho e arroz de frango. Ambos os pratos cujo ingrediente principal é frango.

Além do frango, há mais dois ingredientes que estão quase sempre presentes num prato panameño: arroz e banana. O arroz pode ter vários ingredientes adicionados: feijão, milho, côco, ervas, vegetais, etc - mas um de cada vez. A banana é especifica para cozinhar. É maior que a banana normal e é verde. Cozinha-se de muitas formas: cozida, frita, envolta em caramelo, etc.

Ou seja, um prato super típico seria: frango, arroz e banana. E aqui está - Sancocho!


Sancocho é uma canja, com ervinhas e mandioca. A mandioca e o frango vêm em bocados grandes, como se pode ver na foto. É servido com arroz e banana. Eu gosto muito, porque é menos enjoativo que a canja, devido às ervas, e parece-me que tem todos os ingredientes necessários para uma refeição completa. O arroz pode comer-se fora da sopa, pôr dentro ou ir molhando. Não há regra.

Partilho também o menu de almoço típico de um restaurante panameño. Começa com sopa, depois prato principal e sobremesa. Inclui também sumo de máquina.


A sopa é pequenina. A taça é do tamanho de uma chávena, mais ou menos. Normalmente é salgada e ligeiramente picante, e tem carne (adivinhem qual? parece que passaram no teste!). Vem acompanhada com um mini pão.


E o prato principal tem: frango, arroz e banana. Que surpresa! Acho amoroso que o arroz venha sempre num montinho, assim como os castelos de areia na praia, que fazíamos com o balde, E a banana é o "legume" que faltava no prato. Neste caso, é a "tentação/delicia" de banana. É banana cozinhada em caramelo - tão viciante!
A sobremesa é muito pequenina. É o suficiente; não é como as nossas taças gigantes.

Hei-de voltar a falar sobre este tema, porque ainda há muito mais para dizer, mas esta é a informação base :) Resumidamente, acho que se continuar a comer isto todos os dias, vou ter de comprar mais um lugar no avião de regresso para Portugal ;)


No hay comentarios:

Publicar un comentario