miércoles, 5 de febrero de 2014

San Blas - viver no Paraíso

Nas ilhas de San Blas vivem exclusivamente os Kunas. Habitualmente cada ilha tem uma família. As famílias vão rodando pelas diferentes ilhas, conforme as decisões do chefe. Têm de cuidar da ilha e desenvolver o turismo no local.

Em todas as famílias quem manda são sempre as mulheres. Elas cozinham, lavam a loiça e bordam. Não têm contacto com os turistas e só sabem falar a língua deles. Elas também vestem os trajes típicos, que são muito trabalhados e nas pernas e braços têm pulseiras de missangas.

 
Aqui está uma foto que consegui com uma das senhoras. Ela borda. Disse que cada um dos paninhos que estão atrás (pequeninos, tamanho de tabuleiro) demora cerca de 3 semanas a ficar pronto. São muito coloridos e com muitos paninhos juntos.


 
Também tirei a fotografia do estendal.
 
 
Os homens tratam dos barcos, conduzem-nos; limpam e tudo o que seja necessário para receber bem os turistas. Eles também recebem o dinheiro. Todos falam espanhol e estão mais disponíveis para falar com os estrangeiros. Vestem-se com roupas, que nós consideramos normais.
 
 
Pedi a este Kuna, se podia tirar uma fotografia à cozinha. Mas era mesmo só para que vissem quão limpinha e organizada é. Ele quis logo aparecer na foto e foi buscar uma lagosta (estava viva) para a foto ficar mais bonita. Tão simpático! (E sim, esta cabanita é a cozinha da ilha).
 
Já para tirar uma fotografia a uma mulher é muito difícil. A primeira vez que pedi, estavam a lavar a loiça e pediram 2 dólares...
 
Na ilha há regras e estão afixadas. O respeito é importantíssimo, não só pelos kunas mas também pela natureza. Há que preservar o paraíso.
 
Aqui estão algumas das regras:
 


 
 
Amanhã conto como vivem os turistas, na ilha.


No hay comentarios:

Publicar un comentario