viernes, 14 de febrero de 2014

Não precisam enviar chocolatinhos

Hoje é dia de S.Valentim e também se comemora no Panamá. Como é exatamente igual, não há muito para falar sobre isso.

Tudo se processa como estamos habituados, execpto o facto de não se poder mandar cartas românticas, nem encomendas de peluches ou chocolatinhos. Porquê? Porque no Panamá não existem correios.

Cada vez mais dizemos que já ninguém manda cartas e que os correios não são tão necessários como antigamente. Verdade. Mas continuam a ser essenciais para enviar documentos importantes, para enviar encomendas, etc. No Panamá não há.

Ou melhor: pode ser enviado correio do Panamá para outro país, mas não o inverso. Nem de um sitio para outro dentro do país.

Eu descobri isto quando queria enviar um postal para Portugal e, nas lojas de recordações, me disseram que não têm, porque as pessoas não os podem enviar por correio e, portanto, não os compram. Poder até podem, mas não há grande garantia de que vão chegar ao destino.

Ainda não percebi muito bem porque é que não há correios, mas penso que seja só porque ainda não deu tempo de organizar esse sistema. Uma boa oportunidade de negócio ;)

Entretanto, as empresas que precisam de mandar faturas para casa (água, luz, gás, tv cabo, etc) têm os seus próprios estafetas que tentam entregar as faturas (algumas empresas nem têm e portanto as facturas não chegam...). E usa-se o FEDEX/UPS para receber correspondência no Panamá.

E depois também há a questão das moradas...ainda há muito por fazer neste âmbito!

E pronto, lá se foram todas as minhas esperanças de receber peluches e chocolatinhos de Portugal lolol ;)

Bom fim-de-semana!

2 comentarios:

  1. Podes receber encomendas, eu já recebi uma dos meus pais. Tive foi que ir lavantá-la aos serviços centrais dos correios. Um sítio estranhíssimo e com péssimo aspecto, algures ali perto do Tribunal Eleitoral e Embaixada de Espanha.

    ResponderEliminar